Segundo
Charles Darwin não é o mais forte da espécie que
sobrevive, nem o mais inteligente, mas sim, o que
melhor se adapta às mudanças.
A
Tecnologia de Informações vêm provocando alterações
profundas no modo de viver do ser humano, de forma
que passou a ser um dos principais requisitos para
sua sobrevivência.
Essa
era em que vivemos exige uma constante adaptação dos
seres humanos às inovações tecnológicas que evoluem
quase que diariamente.
Dessa forma, este blog é
voltado para discussão de tecnologia em geral, não
tratando apenas de utilidades, mas também de inutilidades e futilidades do
mundo da TI.
Para que um programador possa exercer a Programação Orientada a Gambiarras, são necessários alguns fatores específicos, facilmente encontrados em ambientes de desenvolvimento:
Sistemas originalmente mal projetados
Clientes chatos
Usuários chatos
Falta de vontade
Falta de tempo
Gente que pensa que é DBA (normalmente são pessoas chatas, gordas, feias, sem certificação nenhuma e que pararam no tempo depois que fizeram um curso de SQL Básico)
Arquiteto de software achando que é o máximo(normalmente pessoas, altas, loiras, chatas, arrogantes e metidos a sabe tudo)
Término do estoque de café/chá
Aproximação do final da tarde
Véspera de feriado/fim-de-semana
Ter o Jackie Chan como chefe
Ter o MacGyver como coordenador de projeto (ver Método MacGyver)
Governo defecando regras ou MP's que entrem em vigor imediatamente sem dar tempo de atualizar sistemas.
O Chefe Índio Postado em 28
de Fevereiro
de 2007 por Leandro Vettorazzi Gabrieli
Um índio entra com toda calma no saloon, com uma escopeta numa mão e um balde de bosta na outra.
- "Cavalo Galopante" querer café.
O garçom lhe serve uma xícara, que ele esvazia num gole só.
A seguir joga o balde de bosta para cima, dá-lhe um tiro certeiro, espalha merda pra todo lado e vai embora. Na manhã seguinte ele retorna ao saloon, pede outro café e pergunta porque ainda não limparam tudo. O dono do bar corre imediatamente pro balcão e diz:
- Como é que é??? De jeito nenhum!!! A gente ainda nem conseguiu terminar de limpar a sua estripulia de ontem e você ainda tem a audácia de voltar aqui, sem nem ao menos dar uma explicação?
Então o índio explica:
- Mim fazer curso management. Querer virar executivo. E ontem fiz trabalho prático. Mim chegar de manhã, tomar café, espalhar merda e desaparecer resto do dia. Hoje cobrar resultado.
O Analista de Sistemas: É o bombeiro tentando apagar o incêndio.
O Gerente de Tecnologia: Além de ser o último a saber do incêndio, quer que todos os bombeiros parem tudo, e expliquem para ele EM DETALHES por que o prédio está pegando fogo.
O Diretor: Quer que os bombeiros parem tudo para lhe dar uma previsão de quando terminará o rescaldo, e digam se já foi planejada alguma providência para que não aconteça outro incêndio como esse.
O Coordenador: É o cara que ouve você dizer “Eu desconfio que foi um problema no aquecimento central”, e já sai correndo para processar o fabricante de aquecedores.
O Analista de Outro Sistema: É o vizinho que vem te cutucar para tirar o gato dele de cima da árvore e, depois de quinze minutos, vai reclamar com o chefe dos bombeiros que o gato dele continua em cima da árvore.
O Analista do Help-Desk: É o repórter que vem, de hora em hora, lhe perguntar qual a situação do incêndio, e quando ele estará apagado. Tudo isso em cadeia nacional, no plantão do telejornal, enquanto seu nome aparece no rodapé de televisores do país inteiro.
O Analista de Produção: é o operador de rádio do corpo de bombeiros que, quando você chama solicitando reforços e carros de resgate, lhe diz que este pedido precisa da aprovação por escrito do seu capitão.
O Usuário: é a mocinha esperta, que teve a brilhante idéia de fumar deitada no edredon, e agora tá lá na janela, se esgoelando.